Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2005

José Gil

O JL (nº 895, já nas bancas) trás um Especial dedicado ao filósofo português José Gil, considerado por Le Nouvel Observateur um dos «25 pensadores mais importantes do mundo inteiro». Neste especial, Eduardo Lourenço assina um artigo focando o facto de José Gil escolher «como núcleo da sua reflexão o corpo» e tem, a determinada altura, esta frase:
«O corpo desempenha o papel de agente transformador das matérias em textura do plano de imanência – a imanência do corpo ao espírito, da existência à vida, do pensamento ao mundo»
Quero fazer ressaltar a palavra imanência, o seu significado (qualidade ou estado de imanente – imanente: que está inseparavelmente contido ou implicado na natureza do ser). Portanto, o corpo e o espírito estão indissociavelmente ligados. Enfim, havia “pano para mangas” para continuar mas isto é só para trazer “à baila” pensamentos e ideias e as deixar a fermentar.

No mesmo especial, na entrevista que Rodrigues da Silva faz a José Gil, o filósofo deixa-nos (como hei-de explicar?) uma constatação. Antes do 25 de Abril não existia, excepto na clandestinidade, um “espaço de comunicação real das pessoas” ou espaço público; tinha sido destruído pelo salazarismo. Este espaço público, “espaço de trocas numa acção. O que faz com que encontros, conexões reais de pensamento, de trabalho, etc. operem no tempo real”, foi, após o 25 de Abril, substituído pela televisão e a televisão “agora, dá a ver, afastando, constituindo um álibi para tudo o que não se faz: a solidariedade real, o sentimento real, a comunicação e acção reais. Vemos sentados, passivamente. E a imagem absorve. Há um desfasamento entre o que vemos e o que se passa, o que cria uma anestesia. Perante uma tragédia, justificamo-nos vendo a televisão e, ao mesmo tempo, afastamo-nos dessa tragédia e dessa realidade. A televisão suga e ocupa o espaço público que não se refez depois do 25 de Abril”.
Apesar de algum desalento que sinto em José Gil, penso que as coisas estão a mudar graças à Internet. Esse “espaço de comunicação real entre as pessoas” acontece aqui, na blogosfera. Comunicamos, interessamo-nos e apoiamos na adversidade uns aos outros. Isto é, já, uma autêntica irmandade. Penso que muita gente ainda não compreendeu que o futuro já está a acontecer e nós fazemos parte dele. Activamente.
publicado por maratonista às 19:36
link | favorito
De Anónimo a 27 de Janeiro de 2005 às 15:29
Oh carlinhos! Um grande bjinho piti (e falando de futebol SLBEEEEEEE SLBEEEEEEE SLBEEEEEEE...)Aragana
</a>
(mailto:aragana@sapo.pt)
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres